segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Á G O R A


O filme espanhol é dirigido por Alejandro Amenábar, conta a história de Hypatia, uma filósofa que viveu em Alexandria, no Egito, entre os anos de 355 a 415, época da dominação romana. Hypatia ensina matemática, filosofia e astronomia na Escola de Alexandria. A cidade é um centro de convulsões, por ideais religiosos, já que o cristianismo, judaísmo e a cultura greco-romana entram em ebulição, com violentos confrontos sociais que invadem as ruas de Alexandria. Proibido no Egito por conter cenas consideradas um insulto a religião muçulmana. Houve protestos, pois a história promovia o ódio ao cristianismo e reforçar falsos clichês a Igreja Católica. Teve problemas de distribuição na Itália e Estados Unidos, pelo tema controverso. Em contrapartida, levou a maioria dos prêmios do cinema Espanhol.

AGORA é um belo filme. Reconstituição e época excelente, e uma história que põe frente a frente religião e ciência. Numa época onde havia muito misticismo, a ciência não podia se expressar de forma clara. Discutia-se se a terra era redonda ou quadrada. Não se dava importância aos estudos, tanto assim que a Biblioteca de Alexandria foi tomada, saqueada e o conhecimento ali depositado destruído. O filme é uma rara aula de história (com alguma liberdade poética), e também de idéias revolucionárias. Não deixa de lado o romantismo, principalmente por parte do escravo Davus. Dedicado a tal ponto a seu amor por Hypatia, que na cena final ameniza o sofrimento de sua amada. LEGENDADO EM PORTUGUÊS DO BRASIL.




Um comentário:

anareis disse...

Querida(o) amiga(o). Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0

Postar um comentário